You are currently viewing Sedentarismo: 8 coisas que todo mundo deveria saber

Sedentarismo: 8 coisas que todo mundo deveria saber

Continuando no meu propósito de motiva-los a se exercitarem, hoje eu trouxe 8 riscos que o sedentarismo pode trazer para a sua saúde.

Tenho certeza que depois de lê-los você vai pelo menos fazer uma caminhadinha!

1) Sedentarismo reduz o gasto calórico

Primeiramente podemos destacar que sem se exercitar, a pessoa gasta uma quantidade menor de calorias e aumenta o risco de desenvolver a obesidade, que é um fator que contribui para o aumento de uma série de doenças.

2) Causa o aumento de dores

Em segundo ponto, a falta de exercícios aumenta a probabilidade de dores musculares. Costas, ombros e pescoço são algumas das áreas mais afetadas pelo desconforto quando a pessoa passa muito tempo sentada.

3) Maior dificuldade de locomoção

A longo e médio prazo, o sedentarismo dificulta a locomoção. Os músculos se atrofiam e, dessa forma, sobrecarregam as articulações.

4) Má circulação nas pernas

Ao ficar muito tempo sentado ou deitado, a circulação sanguínea é prejudicada. Ocorre um acúmulo maior de líquidos nas pernas e dos pés, que podem ficar inchados ou apresentarem incômodo.

5) Encurtamento dos músculos peitorais

Pessoas que trabalham sentadas, geralmente, se inclinam para a frente para escrever, utilizar um computador, ler fazer outras atividades. Como resultado, seus músculos peitorais podem ficar encurtados, puxando os ombros para a frente e prejudicando tanto a respiração quanto a postura.

6) Prejuízo a saúde mental

O exercício físico produz substâncias que promovem a sensação de alegria e bem-estar. Por isso, ele é um aliado no combate a problemas relacionados à saúde mental, como depressão e ansiedade.

7) Maior risco de doenças e morte

O sedentarismo causa o aumento nos casos de câncer, doenças cardiovasculares, dores de cabeça frequentes e diabetes, entre outras doenças. Por isso, o risco de morte cresce assustadoramente entre pessoas fisicamente inativas.

8) Redução no rendimento intelectual

E por último, no exercício, o sangue circula e a leva oxigênio para todas as partes do organismo, incluindo o cérebro. Por isso, o sedentarismo pode causar dificuldades na concentração, memória e pode prejudicar o rendimento intelectual, afetando até mesmo no trabalho.

Viu só? O sedentarismo traz muitos riscos a saúde, por isso exercitar-se é muito importante.

Agora, se você aprendeu um pouco mais sobre os riscos do sedentarismo e se você gostou desse conteúdo ou tem alguma dúvida deixe seus comentários, entre em contato, estou sempre a disposição para ajudar você a cuidar da saúde do seu coração.

Com Carinho,
👩🏻‍⚕️ Dra. Cristina Milagre Cardiologista do hcor em São Paulo.
⚕CRM: 106.552

📲 (11) 99597-7088

Este post tem um comentário