You are currently viewing Gordura abdominal: principais riscos a saúde

Gordura abdominal: principais riscos a saúde

A gordura abdominal é considerada um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC.

Isso acontece pois a gordura abdominal contém células que produzem substâncias altamente inflamatórias, que se alojam na parede dos vasos sanguíneos, formando placas de gordura. Essas placas obstruem a passagem do sangue, podendo ocasionar infartos e derrames.

Além disso, está associada com níveis altos de triglicerídeos, baixos níveis do bom colesterol (HDL), resistência à ação da insulina e consequente elevação dos níveis do açúcar no sangue (diabetes).

A gordura abdominal é responsável, também, por causar o aumento da gordura no fígado, está associada com hipertensão arterial e aumento da viscosidade do sangue.

Nesse sentido é muito importante ficar atento a gordura abdominal, por isso faça a medição da sua circunferência abdominal com o auxílio de uma fita métrica:

Passe a fita métrica em volta do seu abdômen na altura do umbigo, respire fundo, solte o ar e observe a medida da fita.

A medida da circunferência da cintura não deve ultrapassar: 80 cm em mulheres e 94 cm em homens. Medidas superiores a essas indicam riscos para a saúde.

Por fim, pensando no combate a obesidade e gordura abdominal é extremamente importante realizar algumas ações como: alimentação saudável, atividade física, combate ao sedentarismo, dormir bem, evitar o excesso de álcool e tabagismo.

Agora, se você aprendeu um pouco mais sobre os riscos da gordura abdominal e se você gostou desse conteúdo ou tem alguma dúvida deixe seus comentários, entre em contato, estou sempre a disposição para ajudar você a cuidar da saúde do seu coração.

Com Carinho,
👩🏻‍⚕️ Dra. Cristina Milagre Cardiologista do hcor em São Paulo.
⚕CRM: 106.552

📲 (11) 99597-7088

Deixe um comentário