Você sabia que é possível prevenir doenças cardiovasculares?
Grande parte das doenças que se manifestam no organismo estão diretamente relacionadas ao nosso estilo de vida. Separei a seguir 5 hábitos saudáveis que vão te ajudar a prevenir as doenças cardiovasculares.
1) Pratique exercícios físicos
A prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, pois além de reduzir a pressão arterial, pode aumentar os níveis de HDL (colesterol bom), diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e melhorar a circulação sanguínea.
Para prevenir as doenças cardiovasculares é importante praticar atividade física, pelo menos 3 vezes na semana por uma hora, ou de 30 a 40 min por dia durante 5 dias na semana.
É legal alternar entre exercícios aeróbicos e treinos resistidos para beneficiar na prevenção e tratamento de doenças.
Para você ter um envelhecimento saudável, a atividade física é imprescindível. Até mesmo os idosos precisam praticar atividade física, mesmo que com baixa intensidade.
Pensando em incentivar os meus pacientes criei o projeto correndo com a Dra Cristina Milagre, em que os convido a correr junto comigo, além da dar dicas para se preparem para praticar atividade física de forma segura e prazerosa.
Inclusive no dia 25 de janeiro de 2023, ocorrerá XXV Corrida Troféu Cidade de São Paulo, e será a primeira corrida do ano comigo.
Contudo somente a atividade física não é suficiente para prevenir doenças cardiovasculares.
2) Alimente se bem
Além da atividade física outro hábito muito importante é a alimentação saudável, pois se alimentar mal é uma das principais causas de alguns fatores de risco para desenvolver doenças cardiovasculares, como como a obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol e triglicérides elevados.
Para ter uma alimentação saudável o ponto chave é eliminar os alimentos processados, industrializados e abusar dos alimentos naturais.
Os alimentos processados são aqueles fabricados pela indústria em um processo que envolve a adição de sal, açúcar ou outra substância e que são extremamente nocivos a saúde.
Alguns exemplos desse tipo de alimento são: pepino, ervilha, palmito em conserva; extratos de tomate; frutas em calda; carne seca; toucinho; sardinha; queijos e pães feitos de farinha de trigo.
O Açúcar presentes nesses alimentos causa a elevação da glicemia, insulina e do peso corporal e está relacionado diretamente com a Obesidade e Diabetes, que representam fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
Já o Sal – Principal fonte de sódio da dieta. Quando em excesso, pode-se elevar a pressão arterial.
Alimentos aliado do coração: Peixes de água fria, aveia, frutas vermelhas, azeite, leguminosas como feijão, lentilhas, castanhas, abacate.
Além de uma alimentação saudável é importante abandonar hábitos extremamente nocivos a saúde.
3) Abandone o cigarro
O cigarro é um inimigo feroz do coração, além de problemas pulmonares e câncer, pode aumentar o risco de surgimento de várias doenças, além de elevar a pressão arterial e a frequência cardíaca. E quando o assunto é complicações cardiovasculares, a angina e o infarto, são as mais comuns.
4) Alcance um peso saudável
Pessoas que estão acima do peso, estão mais propensas a impactar sua vida e desenvolver de problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas, problemas respiratórios, diminuição da autoestima.
Estar no peso apropriado aumenta os níveis de HDL (Colesterol bom) e diminui a quantidade de LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos (gordura). Logo, há uma redução nos riscos de entupimento das artérias e, então, o organismo fica menos propício a desenvolver doenças cardiovasculares.
Além disso, manter o peso corporal saudável faz com que o coração trabalhe de forma mais eficiente, minimizando os riscos de ataque cardíaco e a ocorrência de pressão alta.
5) Faça um check-up cardiológico regularmente
O check-up é uma série de exames médicos e avaliação física que identificam a condição de saúde da pessoa, por isso é uma importante ferramenta na detecção precoce de doenças.
Existem situações que exigem que determinadas pessoas devam realizar um check-up com maior frequência do que outras, recomendo que você leia o próximo post Quando Procurar um Cardiologista para saber se você se enquadra nesse grupo.
Se você gostou desse conteúdo ou tem alguma dúvida deixe seus comentários, entre em contato, estou sempre a disposição para ajudar você a cuidar da saúde do seu coração.
Com Carinho,
👩🏻⚕️ Dra. Cristina Milagre Cardiologista do hcor em São Paulo.
⚕CRM: 106.552
Agende a sua consulta
📲 (11) 99597-7088
Pingback: Prevenção de doenças do coração é auxiliada pela espiritualidade